Em busca da Ecotopia...

Maior parque eólico flutuante do mundo

Publicado por focs em 03/11/2015 às 18h56

O governo escocês aprovou a construção do maior parque eólico flutuante do mundo, que será construído em alto mar ao largo da costa do país.

O maior parque eólico offshore do mundo recebeu o sinal verde por parte do governo escocês e terá a empresa de energia norueguesa Statoil a frente do projeto piloto para instalar cinco torres eólicas flutuantes que serão ancoradas no mar, cada uma com turbina de 6MW, totalizando 30 MW com o potencial de pico coletivo para gerar 135GWh (Giga-watts / hora). Isso é suficiente para abastecer 20.000 casas.

Sob o nome de Projeto Hywind Escócia, a construção deverá começar em 2016 e será o primeiro parque eólico flutuante do Reino Unido.

Falando sobre o projeto, o Vice Primeiro-Ministro escocês, John Swinney, disse: "As expectativas estão aumentando com relação ao potencial para a tecnologia eólica offshore flutuante se instalar em águas mais profundas."

As cinco turbinas serão ancoradas a 25km da costa de Peterhead no Nordeste da Escócia.

Conforme relatado pela BBC, ele acrescentou: "A capacidade de alavancar recursos de infra-estrutura e da cadeia de fornecimento existentes da indústria de petróleo e gás offshore cria condições ideais para posicionar a Escócia como um país líder mundial em tecnologia eólica flutuante."

A era das turbinas flutuantes

A instalação Hywind Escócia é diferente de parques eólicos offshore convencionais por ser ancorada ao fundo do mar com uma amarração de três pontos onde as turbinas serão anexadas. As turbinas também serão interligadas, e um cabo vai enviar a energia gerada de volta à terra.

Embora a tecnologia ainda seja nova, a pesquisa indica que os parques eólicos offshore flutuantes irão operar com uma pegada de carbono reduzida. Um relatório recente do Instituto de Tecnologias Energéticas (ETI) afirmou que as fundações flutuantes operando em profundidades de mais de 50 metros no mar poderiam ser uma fonte de energia de baixo carbono e financeiramente viável em 10 anos. A plataforma flutuante deve ser instalada a uma profundidade de 100 metros do fundo do mar.

Espera-se que o Projeto Hywind reduza os custos de geração de energia para menos de £100/MWh, graças à sua plataforma flutuante. Parques maiores, se desenvolvidos no futuro, poderiam trazer esse número ainda mais para baixo a £ 85-100 / MWh, em comparação com a média global de projetos offshore que estão atualmente em £112/MWh.

HywindScotlandParkConcept

A Statoil, gigante de energia que também atua no setor de petróleo e gás, escolheu a Escócia devido às condições favoráveis ​​de vento e do forte apoio dos legisladores e do governo local. Irene Rummelhoff, vice-presidente executiva de Novas Soluções Energéticas na Statoil disse: "Turbinas eólicas flutuantes representam uma nova, significativa e cada vez mais competitiva fonte de energia renovável. Estamos orgulhosos de desenvolver este projecto único na Escócia, em uma região que tem ótimas condições de vento, uma forte cadeia de abastecimento dentro de petróleo e gás e políticas públicas de incentivo."

Falando sobre o projeto inovador, o diretor da World Wide Fund (WWF) na Escócia, Lang Banks, viu uma oportunidade para o objetivo da Escócia em ser um país de eletricidade totalmente renovável: "O desenvolvimento de turbinas flutuantes pode permitir a Escócia garantir ainda mais energia limpa a partir da energia eólica offshore no futuro. Com o apoio político adequado para a energia eólica offshore e outras tecnologias renováveis, a Escócia está bem posicionada para se tornar a primeira nação da União Europeia com 100% de eletricidade renovável até 2030."

A construção do projeto piloto terá início em 2016, com a entrega prevista dentro de um ano - prazo estabelecido para o comissionamento final do parque eólico flutuante em alto mar.

Fonte: Hacked.com / Imagens: Statoil

 

 

 

Categoria: Energia, Tecnologia e Inovação
Tags: energias renováveis

voltar para Em busca da Ecotopia...

left show tsN fwR|left tsN uppercase fsN fwB|show fsN uppercase right fwB|bnull|||login news normalcase c10|fsN fwR c10 normalcase|normalcase c10|news login fwR c10 normalcase|tsN fwR c10 normalcase|fwR normalcase c10|content-inner||